sábado, 7 de abril de 2018



Rochele Kalini




Rosiane Mariano
Terezinha Marta de Paula Peres
Thayane de Araújo Morais

Adriana Vieira de Sena
Afonso Henrique Fávero
Alynne Ketllyn da Silva Morais
Antônio Fernandes de Medeiros Jr 
Bethânia Lima Silva
Daniel de Hollanda Cavalcanti Piñeiro
Eide Justino Costa
Eldio Pinto da Silva
Elizabete Maria Álvares dos Santos
Érika Bezerra Cruz de Macedo
Francisco Roberto Papaterra Limongi Mariutti
Giorgio de Marchis
Érika Bezerra Cruz de Macedo
Jackeline Rebouças Oliveira
Joana Leopoldina de Melo Oliveira
Juliana Fernandes Ribeiro Dantas
Kalina Naro Guimarães
Kalina Alessandra Rodrigues de Paiva
Laís Rocha de Lima
Manoel Freire Rodrigues
Marcela Ribeiro
Marcel Lúcio Matias Ribeiro Saraiva
Marcos Falchero Falleiros
Marcus Vinicius Mazzari
Maria Aparecida da Costa
Maria do Perpétuo Socorro Guterres de Souza
Maria Valeska Rocha da Silva
Massimo Pinna
Paulo Caldas Neto
Peterson Martins






Rochele Kalini  [07-04-2018]


Edição: Martins, 1971, VOL.2:
da p.  197:      [visor p. PDF: p. 504]   [“Assim a craveira dos sentimentos, os aspectos           
                                                                     correlatos” [...]                    
até a p. 198:   [visor p. PDF: p. 506]    [...]“Os braços frouxos – palpitante o seio...
                                                                                                 (“Amor e Medo”)  ”




Neste subtítulo O amor sonso, Candido esclarece sobre a natureza noturna que paira pelo período de 40, tendo como expoente Álvares de Azevedo. Em Casimiro, pelo contrário, o drama da vida aparece periodicamente, mas é atenuado por uma tristeza profunda e sensual que não impede o deslumbramento da carne. Em Violeta (mesmo com o clima sombrio do período), a valorização dos sentidos desperta e envolve a imaginação mascarada por um jogo de habilidosa sedução que “passeia” entre a ironia da posse inalcançável e a posse adiada.


Por outro lado, o poema De joelhos configura a teoria burguesa do amor romântico, onde, segundo Candido, ficam implícitos os prazeres carnais permeados por uma delicadeza e idealização de conduta. Tais aspectos estão envolvidos por uma modéstia afetiva que deseja imensamente manifestar-se, ao contrário de toda a rudeza e perversidade de Álvares de Azevedo, como se evidencia nas Contradições poéticas e em Noite da taverna.





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