domingo, 5 de maio de 2019






Marcel Lúcio Matias Ribeiro Saraiva







Marcos Falchero Falleiros
Marcus Vinicius Mazzari
Maria Aparecida da Costa
Maria do Perpétuo Socorro Guterres de Souza
Massimo Pinna
Peterson Martins
Rochele Kalini
Rosiane Mariano
Terezinha Marta de Paula Peres
Thayane de Araújo Morais

Adriana Vieira de Sena
Afonso Henrique Fávero
Antônio Fernandes de Medeiros Jr 
Bethânia Lima Silva
Edlena da Silva Pinheiro
Eldio Pinto da Silva
Francisco Roberto Papaterra Limongi Mariutti
Giorgio de Marchis
Érika Bezerra Cruz de Macedo
Jackeline Rebouças Oliveira
Joana Leopoldina de Melo Oliveira
Juliana Fernandes Ribeiro Dantas
Kalina Naro Guimarães
Kalina Alessandra Rodrigues de Paiva
Laís Rocha de Lima
Mácio Alves de Medeiros
Manoel Freire Rodrigues
Marcela Ribeiro








Marcel Lúcio Matias Ribeiro Saraiva [04-05-2019]


Edição: Martins, 1971, VOL.2:
da      p. 247    – no visor da obra em pdf: p. 551: "Capítulo VI  A expansão do lirismo/ 1
                                                                            Novas  direções da poesia””[...]
até  a p. 249     no visor da obra em pdf: p. 552:   [...] "A mão do rico te apertar tão      
                                                                            fria. /(Cândido José Fereira Leal) "    



No tópico "Novas direções da poesia", Candido principia a análise sobre a produção dos poetas da terceira geração romântica. Assinala que esses poetas recebem o benefício de uma tradição literária, conforme se pode perceber nas epígrafes dos poemas elaborados na terceira fase do Romantismo. Além dos benefícios, também herdam os defeitos da geração anterior: idealismo extremado, exibicionismo, abuso de cadência musical. Apesar disso, os dois poetas de destaque do momento (Fagundes Varela e Castro Alves) conseguem superar o legado da geração anterior.


Candido observa que a poesia romântica no decênio de 1860 se perdeu em meio à prática do recitativo. Pois tendo a necessidade de priorizar a musicalidade (melodia e rima interna), o poema muitas vezes ficava esvaziado no aspecto conteudístico. Candido encerra o tópico com a citação de estrofes que apresentam a tendência do "perdão erótico", “minh’alma é triste” ou “quero morrer”, ciclos muito utilizados nos recitativos.