Marcela Ribeiro
Marcel Lúcio Matias Ribeiro Saraiva
Marcos Falchero Falleiros
Marcus Vinicius Mazzari
Maria Aparecida da Costa
Maria do Perpétuo Socorro Guterres de Souza
Maria Valeska Rocha da Silva
Massimo Pinna
Paulo Caldas Neto
Peterson Martins
Rochele Kalini
Rosiane Mariano
Rousiêne Gonçalves
Terezinha Marta de Paula Peres
Thayane de Araújo Morais
Adriana Vieira de Sena
Afonso Henrique Fávero
Alynne Ketllyn da Silva Morais
Antônio Fernandes de Medeiros Jr
Bethânia Lima Silva
Daniel de Hollanda Cavalcanti Piñeiro
Eide Justino Costa
Eldio Pinto da Silva
Elizabete Maria Álvares dos Santos
Érika Bezerra Cruz de Macedo
Francisco Roberto Papaterra Limongi Mariutti
Giorgio de Marchis
Érika Bezerra Cruz de Macedo
Jackeline Rebouças Oliveira
Joana Leopoldina de Melo Oliveira
Juliana Fernandes Ribeiro Dantas
Kalina Naro Guimarães
Kalina Alessandra Rodrigues de Paiva
Laís Rocha de Lima
Manoel Freire Rodrigues
Marcela Ribeiro [30-09-2017]
Edição: Martins, 1971,
VOL.2:
da p.
180: [visor p. PDF: +- p. 489 “Ao
contrário de Gonçalves Dias, mestiço
humilhado,”[...]
até a p.
182: [visor p. PDF: +- p. 491] [...] “As
aves que na sombra suspiravam,
E os sapos que cantavam no caminho.”
Na seção Dilaceramentos, Antonio Candido
prossegue com a análise da lírica do poeta ultrarromântico Álvares de Azevedo.
A personalidade literária do autor d’A
Lira dos Vinte Anos, segundo Candido, é a mais característica do movimento
romântico em terras brasileiras, o que, nas palavras do crítico, torna-se um privilégio oneroso.
Ao compará-lo com
outros poetas do movimento, os quais carregavam desilusões que a vida tinha
lhes causado, Candido relembra que Álvares de Azevedo em pouco ou nada havia
sido ferido pela vida. Ao contrário, vinha de família importante que lhe
oferecera toda sorte de recursos, apoio, admiração; porém, sua alma
ultrarromântica fez com que tivesse o mais romântico dos destinos. O jovem doutorzinho tinha a alma disponível para
o dramático, talvez, pelo excesso de juventude, que não lhe permitia conhecer
por completo sua própria identidade, ou talvez simplesmente pela entrega ao dilaceramento.
Sua lira, além de ser inexoravelmente respaldada na adolescência, é marcada por seu individualismo
dramático, a discordância e o contraste que se espraiam em suas obras. Essas
marcas de aparente desajuste são também outra das características que permeiam
a fase pueril em que o poeta se encontrava. Sua escrita era uma força da
natureza, mas, ao pensar ele próprio sobre ela, desvela-a com uma razão bem
aguçada, a qual Candido nomeia de lucidez
intelectual raramente encontrada em nossa literatura.