domingo, 22 de março de 2015



Eide Justino Costa





Eldio Pinto da Silva
Elizabete Maria Álvares dos Santos
Érika Bezerra Cruz de Macedo
Francisco Roberto Papaterra Limongi Mariutti
Giorgio de Marchis
Jackeline Rebouças Oliveira
Joana Leopoldina de Melo Oliveira
Juliana Fernandes Ribeiro Dantas
Kalina Naro Guimarães
Kalina Alessandra Rodrigues de Paiva
Laís Rocha de Lima
Lígia Mychelle de Melo
Marcela Ribeiro
Marcel Lúcio Matias Ribeiro
Marcos Falchero Falleiros
Marcus Vinicius Mazzari
Maria Aparecida da Costa
Maria do Perpétuo Socorro Guterres de Souza
Maria Valeska Rocha da Silva
Massimo Pinna
Paulo Caldas Neto
Peterson Martins
Rochele Kalini
Rosiane Mariano
Rousiêne Gonçalves
Terezinha Marta de Paula Peres
Thayane de Araújo Morais

Afonso Henrique Fávero
Antônio Fernandes de Medeiros Jr 
Bethânia Lima Silva
Daniel de Hollanda Cavalcanti Piñeiro








Eide Justino Costa  [21-03-2015]

Edição: Martins, 1971, VOL.2:  
da p. 68: [PDF-p. 391, por aí+-]      3. PORTO-ALEGRE,  AMIGO DOS HOMENS E DA POESIA 
até a p. 70: [PDF-p. 393...+-]   [...] ”Misterioso acento, alta harmonia
                                                         Desenvolve a Natureza em seus concertos.
                                                                                 (“A meu amigo”, etc.) “ 



Nas manifestações iniciais do romantismo, Porto-Alegre parece ser um nome de pouco destaque, uma vez que não tem uma vasta obra representativa desse período. Isso, no entanto, não o exime de ter deixado suas marcas singelas no processo de formação de nossa literatura, além de nos mostrar um sublime espírito de fraternidade por seus companheiros de vida artística.


Da amizade por Debret, surge a influência e o gosto pela pintura, enquanto o vínculo com Almeida Garret transporta o autor de Colombo para a vida literária, que logo adiante se firmará com mais afinco após o encontro com Magalhães (Visconde do Araguaia), amigo a quem o autor dedicou, futuramente, o poema Rossini das Aves.


Sobre sua obra, destacam-se as poesias líricas, peças de teatro, artigos, discursos e a epopeia Colombo, citada anteriormente. Os Contornos de Nápoles, escrito que contempla exagerado sentimentalismo, representa um forte documento do período inicial do romantismo. Diria, inclusive, que, apesar de não ter tido a oportunidade de lê-lo, pelos dizeres de Candido, é possível suspeitar de uma “força barroca”, herdada pelos adjetivos “afetado e emocionado”, “terno e grandíloquo”. Carece de investigação para concluir.


Na lírica, a influência na métrica de Garret é notada no poema Voz da Natureza, Canto Sobre as Ruínas, bem como no fazer do verso novessílabo de Magalhães. No mais, o gosto pela música povoa sua lírica, dando melodia, por exemplo, ao poema Rossini das Aves.