Rochele
Kalini
Rosiane
Mariano
Terezinha
Marta de Paula Peres
Thayane
de Araújo Morais
Adriana
Vieira de Sena
Afonso
Henrique Fávero
Alynne
Ketllyn da Silva Morais
Antônio
Fernandes de Medeiros Jr
Bethânia
Lima Silva
Daniel
de Hollanda Cavalcanti Piñeiro
Eide
Justino Costa
Eldio
Pinto da Silva
Elizabete
Maria Álvares dos Santos
Érika
Bezerra Cruz de Macedo
Francisco
Roberto Papaterra Limongi Mariutti
Giorgio
de Marchis
Érika
Bezerra Cruz de Macedo
Jackeline
Rebouças Oliveira
Joana
Leopoldina de Melo Oliveira
Juliana
Fernandes Ribeiro Dantas
Kalina
Naro Guimarães
Kalina
Alessandra Rodrigues de Paiva
Laís
Rocha de Lima
Manoel
Freire Rodrigues
Marcela
Ribeiro
Marcel
Lúcio Matias Ribeiro Saraiva
Marcos
Falchero Falleiros
Marcus
Vinicius Mazzari
Maria
Aparecida da Costa
Maria
do Perpétuo Socorro Guterres de Souza
Maria
Valeska Rocha da Silva
Massimo
Pinna
Paulo
Caldas Neto
Peterson
Martins
Rochele
Kalini [07-04-2018]
Edição:
Martins, 1971, VOL.2:
da
p. 197: [visor p. PDF: p. 504]
[“Assim a craveira dos sentimentos, os aspectos
correlatos” [...]
até a
p. 198: [visor p. PDF: p. 506] [...]“Os braços
frouxos – palpitante o seio...
(“Amor e Medo”) ”
Neste subtítulo O amor sonso,
Candido esclarece sobre a natureza noturna que paira pelo período de 40, tendo
como expoente Álvares de Azevedo. Em Casimiro, pelo contrário, o drama da vida
aparece periodicamente, mas é atenuado por uma tristeza profunda e sensual que
não impede o deslumbramento da carne. Em Violeta
(mesmo com o clima sombrio do período), a valorização dos sentidos desperta e
envolve a imaginação mascarada por um jogo de habilidosa sedução que “passeia”
entre a ironia da posse inalcançável e a posse adiada.
Por outro lado, o poema De
joelhos configura a teoria burguesa do amor romântico, onde, segundo
Candido, ficam implícitos os prazeres carnais permeados por uma delicadeza e
idealização de conduta. Tais aspectos estão envolvidos por uma modéstia afetiva
que deseja imensamente manifestar-se, ao contrário de
toda a rudeza e perversidade de Álvares de Azevedo, como se evidencia nas Contradições poéticas e em Noite da taverna.