domingo, 12 de abril de 2009

Rochele Kalini
Rosanne Bezerra de Araujo
Rosiane Mariano
Valeska Limeira Azevedo Gomes

Afonso Henrique Fávero
Aldinida Medeiros Souza
Antônio Fernandes de Medeiros Jr
Arandi Robson Martins Câmara
Carmela Carolina Alves de Carvalho
Cássia de Fátima Matos dos Santos
Edlena da Silva Pinheiro
Edônio Alves Nascimento
Eldio Pinto da Silva
Jackeline Rebouças Oliveira
Joana Leopoldina de Melo Oliveira
Kalina Naro Guimarães
Ligia Mychelle de Melo
Mácio Alves de Medeiros
Marcel Lúcio Matias Ribeiro
Marcos Falchero Falleiros
Maria do Perpétuo Socorro Guterres de Souza
Massimo Pinna
Peterson Martins
Renan Marques Liparotti
Rochele Kalini [11-4-2009]


Editora Martins, 1971:
De: p. 85: "Dessa revoada de maus poetas e letrados pedantes,
convém"...
Até: p. 88: ..."Aqui sobre esta penha, onde murmura
A onda mais quebrada..."
(Ecl. IV)


Cap. 3
Sousa Nunes e autonomia intelectual


Dentre “maus poetas e letrados pedantes”, Candido destaca Feliciano Joaquim de Sousa Nunes que, por volta dos vinte e um anos, escreveu sua única obra intitulada Discursos Político-Morais revelando claramente a sua contribuição ao progresso intelectual do país.


O primeiro volume de sua obra traz uma retórica erudita e moralista, banhada por um convencionalismo monótono agregado a um estilo lingüístico correto. Dois dos seus discursos, segundo Candido, o resgatam da mesmice e revelam uma visão ampla do escritor no que diz respeito à igualdade feminina e o combate ao patriarcalismo.


Sousa Nunes foi um autoditada que possuía um respeito pela instrução e os livros e uma confiança na própria capacidade de auto-instruir-se. Nesse ponto, o escritor divergia com o sentimento de inferioridade dos brasileiros, ceifada por uma pobreza intelectual, que privilegiava intelectuais que possuíssem prestígio perante a sociedade. Na obra desse escritor carioca fica expressa a posição do intelectual no país e o desejo de mostrar o valor do escritor brasileiro. Essa nova posição traz consequência para a mentalidade da época e terá repercussão na obra de Cláudio Manuel da Costa.


Cap. 4

No limiar do novo Estilo: Cláudio Manuel da Costa

A terra sob o tópico


O poeta mineiro, dentre os neoclássicos, é a representação da nova mentalidade, que tenta se desvencilhar da influência européia, buscando valorizar a terra onde nasceu. Mesmo nessa tentativa de procurar novas referências, Claudio Manuel se vê arraigado, ainda, pelas referências externas. Segundo Candido, a presença do vocábulo rocha em alguns de seus poemas reflete o anseio do poeta em buscar um novo alicerce para sua poesia.