Terezinha Marta de Paula Peres
Valeska Limeira Azevedo Gomes
Afonso Henrique Fávero
Andreia Maria Braz da Silva
Andrey Pereira de Oliveira
Antônio Fernandes de Medeiros Jr
Arandi Robson Martins Câmara
Bethânia Lima Silva
Cássia de Fátima Matos
Daniel de Hollanda Cavalcanti Piñeiro
Edlena da Silva Pinheiro
Eide Justino Costa
Eldio Pinto da Silva
Elizabete Maria Álvares dos Santos
Eldio Pinto da Silva
Elizabete Maria Álvares dos Santos
Francisco Roberto Papaterra Limongi
Mariutti
Giorgio de Marchis
Jackeline Rebouças Oliveira
Joana Leopoldina de Melo Oliveira
Juliana Fernandes Ribeiro Dantas
Kalina Naro Guimarães
Kalina Paiva
Laís Rocha de Lima
Lígia Mychelle de Melo
Mácio Alves de Medeiros
Marcela Ribeiro
Marcel Lúcio Matias Ribeiro
Marcus Vinicius Mazzari
Massimo Pinna
Mona Lisa Bezerra Teixeira
Peterson Martins
Peterson Martins
Rosanne Bezerra de Araujo
Rousiêne Gonçalves [16-6-2012]
Edição: Martins, 1971:
da p. 258: “ Se houvesse obrigação
de trazer por armas alguma coisa sagrada”[...]
até a p. 260: [...] “e que constitui
uma das manifestações mais altas da Ilustração no Brasil.“
Sendo a Independência o objetivo máximo do
movimento ilustrado, o intelectual pensador, voltado para a aplicação das
ideias, ganha lugar. Com acentuado utilitarismo e idealismo humanitário, os
gêneros públicos surgem como expressão de tal militância, aparecendo ao público
médio.
Frei Caneca é a expressão deste tipo de
intelectual em Pernambuco, vive de forma apaixonada a sua missão política,
caracterizado por Candido como superior aos panfletários do seu tempo pelo
caráter, unidade de visão, cultura e inteligência.
Apresenta na 9ª Carta a ironia aos que
lamentam a perda do velho brasão português com fortes expressões de
irreverência e nacionalismo pitoresco, comparáveis às utilizadas pelos
modernistas. Constatamos em “Se houvesse a obrigação de trazer por armas alguma
coisa sagrada ou sobrenatural, e eu fosse consultado sobre este objeto, o meu
voto era que em campo vermelho tivéssemos um pé humano branco em lembrança ao
apóstolo São Tomé [...]” a negação da memória à Portugal e sua incredulidade é evidenciada pela imagem
de São Tomé.
Candido ainda nos apresenta a violência do
Frei ao criticar de forma direta o Cabido de Olinda. Na 2ª Carta pergunta: mas
o que fez o Cabido? “Nada[...]ficou caladinho[...]caladinho!!!”. O estilo
panfletário da literatura de Ilustração e com forte militância social, tem
deste autor uma grande contribuição não apenas pela teima já evidenciada pela
crítica, mas pela sinceridade com a qual construiu seus textos e disso fez sua
missão política.