Maria Valeska Rocha da Silva
Massimo Pinna
Mona Lisa Bezerra Teixeira
Paulo Caldas Neto
Peterson Martins
Rochele Kalini
Rosiane Mariano
Rousiêne Gonçalves
Terezinha Marta de Paula Peres
Thayane de Araújo Morais
Valeska Limeira Azevedo Gomes
Valeska Limeira Azevedo Gomes
Afonso Henrique Fávero
Antônio Fernandes de Medeiros Jr
Arandi Robson Martins Câmara
Bethânia Lima Silva
Daniel de Hollanda Cavalcanti Piñeiro
Eide Justino Costa
Eldio Pinto da Silva
Elizabete Maria Álvares dos Santos
Francisco Roberto Papaterra Limongi Mariutti
Giorgio de Marchis
Jackeline Rebouças Oliveira
Joana Leopoldina de Melo Oliveira
Juliana Fernandes Ribeiro Dantas
Kalina Naro Guimarães
Kalina Alessandra Rodrigues de Paiva
Laís Rocha de Lima
Lígia Mychelle de Melo
Mácio Alves de Medeiros
Manoel Freire Rodrigues
Marcela Ribeiro
Marcel Lúcio Matias Ribeiro
Marcos Falchero Falleiros
Marcus Vinicius Mazzari
Maria Aparecida da Costa
Maria do Perpétuo Socorro Guterres de Souza [29-03-2014]
Edição: Ouro sobre
Azul, 2007, v. único [parte II]:
da p. 346: “Revisão
do Mundo | O verbo literário, simples medianeiro entre a natureza e o
intérprete” [...]
até a p. 349: “No
Tramonto, finalmente, ela é como a alma das coisas que se retira, sepultando-as
na noite privada da sua... fuggente luce.
No tópico Revisão do
Mundo, prosseguindo no estudo do início do Romantismo no cenário literário, Candido
expõe que os românticos, “operando uma revisão de valores”, impõem pessoalidade
à sua visão de mundo, divergindo assim das imagens do “arsenal clássico”, as
quais “pressupunham relativa fixidez do sentimento”. Desse modo, “impregnado de
relativismo”, o Romantismo possuiria “em grau mais elevado que os clássicos a
dolorosa consciência do irreversível”. Como exemplar completo da alma
romântica, Candido cita o primeiro Fausto,
no qual a angústia do “velho sábio” encontra-se presa ao “sonho de encontrar a
perfeita manifestação do ato perfeito” (“Se conseguires fazer com que eu diga
ao instante fugaz – ‘Pára, és tão belo!’...”)
A partir do
Romantismo, diz Candido, as concepções do homem “sofrem o seu embate”. Estados
de ânimo descritos em versos como os de Álvares de Azevedo (“No mundo exausto /
Bastardas gerações vagam descridas”) decorrem da vitória da “cultura urbana contemporânea,
sobre o passado em grande parte rural do Ocidente”; problemática que é colocada
por Goethe no segundo Fausto, no que
diz respeito às violentas transformações de uma modernidade incipiente, na qual
o último empecilho para o “velho sábio” é representado pelo horto no qual
Filemon e Baucis “prolongam a visão bucólica e o ritmo agrário da existência”,
o que, contudo, é destruído por Fausto em sua ânsia pelo domínio da natureza.
Segundo Candido, “Na consciência romântica, o horto de Filemon representa a
alternativa condenada, a que o homem moderno se apega, ou que destrói, para
curtir no remorso a nostalgia do bem perdido”.
Como bem observou
Marcus Vinicius Mazzari em leitura anterior (21-12-2013), a “magia romântica”
teria então desalojado o “encanto” árcade, no que diz respeito à visão da
natureza, o que pode ser confirmado na “magia” com que os poetas românticos
traduzem a lua, pois a “antiga Selene”, conforme Candido, “Deixa de ser a
referência unívoca, a divindade imutável de todos os momentos, para se tornar
uma realidade nova a cada experiência, soldando-se ao estado emocional do
poeta”.
Um comentário:
Jackeline Rebouças comentou em 20-08-2014 a leitura de Socorro de março 2014:
No tópico revisão do mundo, Socorro ressalta em sua leitura, a revisão de valores feita pelo Romantismo. Tal revisão, segundo Candido, é uma inovação na maneira de pensar que se manifesta de uma forma pessoal, uma manifestação de um ponto de vista. Pois, ao contrário do Neoclassicismo, que se voltava para imitação da arte grego- romana e o arsenal clássico propunha relativa fixidez do sentimento, como afirma Socorro, o Romantismo buscava uma inovação por meio de experiências diferentes.
Essa nova concepção, Candido exemplifica, na seguinte passagem: “O sol nunca mais poderá ser a Lâmpada Febéia, porque só interessa na medida em que iluminou um certo lugar, onde se deu algo, que nunca mais ocorrerá”. Pois é, o sol jamais poderá ser a Lâmpada Febéia, porque no Romantismo as palavras se renovam a cada experiência, através da valorização do sentimento e da liberdade de imaginação. É por isso, que o Romantismo combateu as técnicas de imitação usadas pelo neoclássicos, procurando motivações para suas produções na realidade cotidiana e sendo a favor de uma livre expressão.
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