sábado, 29 de novembro de 2008

Marcel Lúcio Matias Ribeiro [29-11-2008]




Editora Martins, 1971:
DE: p. 62: "A poesia pastoral, como tema, talvez esteja vinculada ao
desenvolvimento"...
[parágrafo iniciando-se no final da página de "Bucolismo"]
ATÉ: p. 66: ..."Mas a verdade é a natureza:
La nature est vrai..."
[primeira página do Cap 4 Verdade e ilustração]




Dando continuidade à análise sobre o bucolismo presente na poesia árcade, Antonio Candido observa que a temática associada à paisagem natural, à vida no campo serve como um contrapeso à cultura urbana que cada vez mais se desenvolve nas cidades do século XVIII. Desse modo, o campo surge, na poesia, representando um ideal de simplicidade e felicidade que não pode ser encontrado na vivência urbana.


Na poesia bucólica, a crítica literária comumente aponta o convencionalismo arcádico como uma característica que a pode tornar menos valorosa, pois, o poeta árcade, como destaca Candido, delega a um pastor fictício a iniciativa lírica. A temática amorosa, portanto, recebe uma abordagem mais lúcida e menos emocional, porque, além das questões estéticas e ideológicas do momento histórico, é latente o fingimento do poeta.


A dicotomia campo-cidade, pastor-poeta acentua ainda mais o convencionalismo da poesia árcade, gerando debates sobre como deveria ser a verdadeira forma a ser adotada na expressão poética: o poema deveria abordar temática extremamente campestre com palavras simples ao alcance de pastores reais ou o poema deveria ser requintado verbalmente trazendo como pano de fundo a relação entre homem e a natureza?


O debate mencionado conduz a uma conceituação do gênero écloga, que deve buscar a simplicidade pautada no gosto e na razão, possibilitando, por suas características, a expressão racional de ideais universais.


No Brasil, a poesia pastoral permitiu ao intelectual brasileiro de formação européia justificar o seu modo de atuação em um país ainda sem a tradição erudita do velho mundo. O contraste entre a personalidade rústica do pastor e a roupagem clássica da poesia árcade serviu para indicar o “descompasso” entre a cultura universal com raízes européias e a cultura local, quase selvagem do mundo “recém-descoberto”. Da reinterpretação desse contraste, surgiu a vertente indianista com Basílio da Gama e Frei de Santa Rita Durão.




Verdade e ilustração



A arte não é uma simples reprodução do real, pois, guiada pela razão, a obra artística consegue apreender a verdade ideal. Por isso, por meio da arte pode-se chegar à categoria estética do belo.

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