tag:blogger.com,1999:blog-809198637125105106.post8393283737658741207..comments2022-04-07T01:13:14.156-07:00Comments on Formação da Literatura Brasileira: Base de Pesquisa Formação da Literatura Brasileirahttp://www.blogger.com/profile/17872644928804165429noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-809198637125105106.post-49968582471365246342010-06-12T08:35:57.457-07:002010-06-12T08:35:57.457-07:00Comentário de Rochele Kalini [12-6-2010]:
Interess...Comentário de Rochele Kalini [12-6-2010]:<br />Interessante o comentário de Peterson sobre a laicização da inteligência. O ponto que mais chamou a atenção, para mim, foi a substituição do “professor clerical” pelo “professor régio”. A carta da pesquisadora Anita Correia Lima, citada por Peterson, aponta a garantia de uma educação moderna por parte do professor régio “em contraposição a uma educação formada no claustro e conduzida por aqueles que professam o desprezo dos objetos temporais”. Ao lermos essa passagem sobre a questão da substituição do pensamento religioso, nos vem à memória a construção do ideal ascético na figura do padre mostrado por Nietzsche em seu livro A genealogia da moral . Para o filósofo alemão, esse sacerdote surge como o predestinado salvador, pastor e advogado do seu rebanho. Nietzsche (1983, p.300) elucida que esse padre ascético é anunciador de uma pretensa felicidade regendo tudo com maestria. Ele próprio, o sacerdote, precisa encarnar aquilo que o filósofo chama de “doença” para poder dominar os “ sofredores”. Ao mesmo tempo em que encarna a sua própria “doença”, promulga uma “vida além dessa”. Para esses, essa existência serviria apenas de ponte. Com isso, pregavam a descrença nessa existência e a valoração em um Deus absoluto. Dotado de uma retórica baseada em dogmas, esse sacerdote enquadra o homem em uma ordem religiosa, tolhendo sua liberdade e sua vontade de poder. Essa vontade no homem, que tem seus primeiros passos no Renascimento, o arrancaria de sua crença no externo e o faria valorar a si mesmo. O homem passa a crer em si, a esse pensamento Nietzsche chamou de nobre: A alma tem reverência por si mesma ( § 287, além do bem e do mal ).Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-809198637125105106.post-55329275692238508582010-06-11T21:55:53.249-07:002010-06-11T21:55:53.249-07:00comentário de Joana Leopoldina [12-6-2010]
O trech...comentário de Joana Leopoldina [12-6-2010]<br />O trecho descrito por Peterson foi muito bem exposto, com pesquisas em outros textos, inclusive de historiadores. O principal ponto tratado nessa parte é o início da laicização da inteligência, ou seja, quando a educação no Brasil começa a ser retirada das mãos dos jesuítas (ou das mãos da igreja). Antonio Candido destaca a importante atuação de Silva Alvarenga nesse período em que os intelectuais estão descontentes com o governo e deslumbrados com a Revolução Francesa. Alvarenga reunia-se com alguns outros em sua casa para discutir os pensamentos ilustrados que incluíam, principalmente, a “filosofia natural” que buscava aplicar os seus resultados para a melhoria da sociedade e também o interesse pelas “ciências morais” e as letras. Além disso, o poeta alia-se às reformas pombalinas, não como um “adulador”, mas porque o pombalismo se caracterizava com o movimento dos ilustrados do qual Silva Alvarenga era o mais ativo e convicto, segundo Candido.Anonymousnoreply@blogger.com