tag:blogger.com,1999:blog-809198637125105106.post6889962884275884636..comments2022-04-07T01:13:14.156-07:00Comments on Formação da Literatura Brasileira: Base de Pesquisa Formação da Literatura Brasileirahttp://www.blogger.com/profile/17872644928804165429noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-809198637125105106.post-51181452273504208362012-06-30T07:41:53.680-07:002012-06-30T07:41:53.680-07:00Marcos comenta em 30-6-2012 o comentário de Terezi...Marcos comenta em 30-6-2012 o comentário de Terezinha:<br /><br />Ótima a relação que a noviça rebelde faz entre o Cabido e Pilatos: apesar de não ter nenhum ânimo herético por parte dela, isso nos leva a fantasiar por nossa conta como seria bom se Frei Caneca fosse um evangelista: imaginem o frei narrando o julgamento de Cristo, quando, a respeito de Pilatos, ritmando cada passagem, ao invés de referir-se ao célebre "lavou as mãos", diria: "E Pilatos, caladinho!!"Base de Pesquisa Formação da Literatura Brasileirahttps://www.blogger.com/profile/17872644928804165429noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-809198637125105106.post-72045882790838119662012-06-30T07:31:08.885-07:002012-06-30T07:31:08.885-07:00Terezinha Peres comenta em 30-6-2012 a leitura de ...Terezinha Peres comenta em 30-6-2012 a leitura de Rousiêne:<br /><br />Quando Antonio Candido menciona a Bíblia para ilustrar parte da nossa história, nos vem à mente o modo como Pilatos lavou as mãos diante da condenação de Cristo. A aproximação se confirma no silêncio do Cabido de Olinda diante de fatos sociais que o texto coloca em evidência: “derrama-se o sangue precioso do irmão pela mão do irmão”; “os povos divididos entre o erro e a verdade”; “os cidadãos probos caluniados, consternados, trementes, e esperando a cada momento pelo seu degoladouro sobre os altares do interesse e da ambição”. <br />Os fatos citados nos fazem refletir sobre os porquês da negligência. Tal como Pilatos, o Cabido também tinha o poder de interferir, nesse caso, por meio da orientação e do esclarecimento, no entanto não o fez, lavou as mãos.Base de Pesquisa Formação da Literatura Brasileirahttps://www.blogger.com/profile/17872644928804165429noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-809198637125105106.post-48313834819100957152012-06-18T12:01:30.868-07:002012-06-18T12:01:30.868-07:00Marcos comentou em 18-6-2012 a leitura de Rousiêne...Marcos comentou em 18-6-2012 a leitura de Rousiêne em 16-6-2012: <br /><br />Esse trecho é fascinante relativamente à verve de Frei Caneca: de tal modo, vejam lá no livro, que Antonio Candido suspendeu o próprio texto para apresentar longas citações do Frei. Os "caladinhos" em bordões obsessivos tal como Caneca qualifica a pusilanimidade do Cabido de Olinda, item por item, são impagáveis. A referência ao Sumé, à lenda do São Tomé, se irmana ao Macunaíma, que se branqueia na água cristã da poça da pegada do santo, o pezão, deixado como marca pelas suas evangelizações à indiada do Brasil, conforme a lenda retomada com muita picardia por Mário de Andrade, no cap. V - Piaimã, de Macunaíma - vejam também esclarecimentos em Roteiro de Macunaíma, de Manuel Cavalcanti Proença [Sumé].Base de Pesquisa Formação da Literatura Brasileirahttps://www.blogger.com/profile/17872644928804165429noreply@blogger.com